homesobre a oto

OTO

A OTO nasceu em 2020 como uma iniciativa pioneira no combate à pandemia do novo corona vírus.

Das primeiras conversas ao protótipo, nome e marca da máscara foram intensos 40 dias. A fabricação, iniciada no dia 15 de maio, já começou com milhares de unidades vendidas e uma busca incessante para atender a crescente demanda.

O projeto foi realizado com a união da Elka, uma empresa com mais de 60 anos de experiência na Industria de Plásticos e líder na produção Nacional de Brinquedos para Primeira Infância; com o IEC, International Entrepreneurship Center, hub de empreendedorismo em inovação baseado em Boston, e com a brasileira Nanox, spin-off do laboratório de inovação e pesquisa em materiais da Universidade de São Carlos - UFSCar.

Os desafios foram enormes, pois a proposta era criar algo relevante na proteção das pessoas, desde os médicos e enfermeiros, que estão na linha de frente do combate; até os idosos, que são grupos de risco, e também para todas as pessoas que necessitam sair, desde ir ao supermercado ou aqueles que precisem trabalhar, garantindo principalmente a segurança e o conforto.

A solução encontrada, na questão da segurança, foi adicionar um aditivo, NANOXCLEAN que protege e elimina os microorgaismos e, na questão de conforto, um material plástico super flexível e macio.

O passo seguinte foi a definição do filtro, já que com exceção da máscara, que é reutilizável, eles são descartáveis e precisavam garantir a proteção e a facilidade da troca. Foi definido como parceiro, a empresa Fitesa, uma das maiores do mundo e que, além de toda a experiência, nos deu toda a garantia através dos certificados de aprovação em todos os lotes produzidos. Escolhemos 2 modelos, o SMS, cirúrgico, que protege pessoas nas tarefas comuns e, o PFF2, que protege para o uso especifico, como hospitais, consultórios e meios de transporte.

Aqui vale lembrar, que além dos testes oferecidos pelos parceiros, a própria Elka, realizou novos teste, na Falcão Bauer, onde obteve a certificação NBR 13.698.

Hoje, temos orgulho de oferecer ao mercado, um produto muito seguro, inovador, que se adequa aos mais diversos tipos de rosto, de forma confortável e ergonômica, permitindo inclusive o uso de acessórios como óculos de grau e outros EPIs, como faceshield. Tudo, do design ao produto final, é produzido no nosso país, Brasil.

Mais recentemente, reconhecendo a qualidade e segurança do produto, recebemos a aprovação da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Com isto, a Elka e a OTO estão oficialmente autorizadas pela pela Resolução-RE nº 2.672 de 27 de julho de 2020. A Elka está registrada sob o número 1949582205 e a OTO sob o número 82029470001.

Com muita satisfação e alegria apresentamos:

Essa é a OTO!!